Quando eu e o T. nos casámos, uma das prendas mais fixes que recebemos foi uma máquina de fazer pão (MFP). Acho que na altura nem sabia que existia um electrodoméstico para fazer pão.
Parece uma máquina de lavar roupa à americana em ponto pequeno, com uma tampa que abre como uma arca frigorífica, e por dentro tem um baldezito (a cuba) que tem uma pá mesmo fofa que mexe o pão como se não houvesse amanhã. A MFP mistura, amassa, fermenta e coze qualquer massa. Depois é só desenformar o pão e comer! Ah, e podemos programar o funcionamento da máquina à noite de forma a termos pão quentinho ao pequeno almoço. A única limitação que eu vejo é termos de comer sempre pão com o mesmo formato (o da cuba), o que eventualmente se pode tornar monótono para nojentinhos como eu.
Lembro-me perfeitamente que, logo na primeira tentativa, falhámos redondamente e a espécie de não-pão que fizémos foi directamente para o lixo. Juntamente com a pá-mesmo-fofa-que-mexe-o-pão.
Esta semana fiz este pão com uma chouriça que a minha mãe me tinha dado há uns dias. Resultado interessante, principalmente acabado de fazer.
Ingredientes:
250 ml de leite morno
1 iogurte natural
1 ovo batido
50g de açúcar
500g de farinha de trigo sem femento
1/2 c. de chá de sal
1 saqueta de fermento de padeiro (4g e tal)
1 chouriça cortada em cubos pequeninos
Preparação:
1. Colocar os ingredientes na cuba da MFP pela ordem apresentada, excepto a chouriça;
2. Ligar o programa de pão básico, para 750g de pão e tostagem média;
3. Quando soar o sinal sonoro, adicionar os cubos de chouriça e voltar a fechar a cuba, deixando terminar o programa e o respectivo tempo;
4. Comer o pão quando estiver pronto!
Sem comentários:
Enviar um comentário